sexta-feira

Meu amigo Anderson residirá, ainda em 2010 na Almada de Portugal

Meu amigo Anderson viajará no finzinho de abril, ou no início de maio, com sua esposa Marcela, para Almada em Portugal.
Certamente eles trabalharão muito por lá mas, quando tiverem alguns momentos de fôlego, poderão ver muita coisa linda que lá existe.
Numa pesquisa rápida descobri que:

"Almada é Município do litoral português, pertencente ao distrito de Setúbal. Em termos demográficos, a população, em 1991, era de 151 800 residentes, para uma área bruta de 70 km2 e a variação da população residente entre 1960 e 1991 foi de 114%. O município integra a Área Metropolitana de Lisboa. Tem como limite norte o rio Tejo, e limite ocidental, o oceano Atlântico.
A economia assenta na indústria metalomecânica e na reparação naval (estaleiro naval da Margueira — Lisnave).
São também contributos importantes para a economia local, a actividade piscatória e a prestação de serviços (nomeadamente referentes às actividades de restauração e hoteleira). Existe ainda uma importante base militar, ligada ao ramo da Marinha, designada por Base do Alfeite. Ao nível dos equipamentos destaca-se a Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, que tem aqui a sua sede, o hospital Garcia de Orta e a Escola Naval. Almada, localizada a sul de Lisboa, é cidade desde 1973. Localiza-se na Área de Influência de Lisboa, e os seus residentes trabalham maioritariamente na capital.
Património
Quanto ao património edificado, destacam-se o velho castelo, a igreja do convento dominicano de São Paulo, a igreja da Misericórdia, a igreja de Santiago, o convento dos Capuchos e o monumento a Cristo-Rei (construído em cumprimento de um voto do Episcopado Português para que Portugal não se visse envolvido na II Guerra Mundial). Ao nível do património natural, o destaque vai para a Paisagem Protegida da Arriba Fóssil da Costa da Caparica e para a sua orla costeira, com as respectivas praias.
História
Etimologicamente, Almada deriva do árabe al-maden (a mina), designação a que não é alheia a exploração do jazigo aurífero da Adiça, por parte dos muçulmanos. Conquistada aos mouros em 1147, Almada recebeu foral de D. Afonso Henriques em 1170, confirmado por D. Sancho I e reformado por D. Manuel I, em 1190 e 1523, respectivamente. Nela ocorreu o célebre cerco aos castelhanos em 1384. D. Leonor Teles, D. Nuno Álvares Pereira, Gil Vicente, Fernão Mendes Pinto e D. Pedro V escolheram Almada como local de descanso. Mais recentemente, a construção da ponte sobre o Tejo (1966) contribuiu para o início do desenvolvimento de Almada". http://www.flickr.com/photos/vitor107/sets/72057594052435532/?page=2

Bonde de Almada

Imagino que eles deverão gostar muito de morar por lá, se bem que, pelo que os conheço, nem bem sairão do Brasil e já sentirão saudades
Parabéns ao casal, que sejam felizes no novo lar e que nunca, jamais, se esqueçam cá de nós.

2 comentários:

  1. Ho meu irmão querido veja o meu tambem é pequeno mais vai ficar grande um dia rsrsr..

    ResponderExcluir
  2. Deus que abençoe meu amigo pela s suas palavras vc sabe que nunca me esquecerei de vc e eu enviarei varias fotos de lá para sua coleção um grande abraço do seu irmão e amigo.

    ResponderExcluir