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Super sonho na estrada - Ônibus bala

Projeto experimental holandês pode entrar em operação







Segunda-feira, 04 de Outubro de 2010 - 11h26


Roberto Queiroz, de Hannover (Alemanha)


Apresentado no IAA como um novo conceito de transporte, o Superbus é um invento criado pelo primeiro astronauta holandês, Wubbo Ockels, hoje um professor doutor na Delft University of Technology. Combinando viagens em alta velocidade com a flexibilidade de um veículo sobre rodas, é bem uma idéia de quem tem a cabeça no mundo da lua. O Superbus é comprido e largo como um ônibus, porém com a altura de um automóvel, com estrutura e carroceria em fibra de carbono. Seu formato aerodinâmico o torna altamente eficiente.


Elétrico, tem baterias com autonomia para 200 km que, quando descarregadas, podem ser substituídas por outras em um rápido pit stop. A 250 km/h o Superbus utiliza uma energia equivalente à de um ônibus normal a 100 km/h. Seus 23 passageiros ocupam um espaçoso habitáculo em assentos de primeira classe, como se estivessem em uma limusine ou, mais exatamente, em um carro esporte adaptado como limusine. As 16 portas tipo asa permitem fácil acesso, com mínima interferência dos demais passageiros.


O serviço funciona por demanda. Os passageiros solicitam uma reserva por SMS ou internet e a administração irá agrupar aqueles que se encaixam em uma mesma rota de origem e destino. O Superbus pode trafegar por estradas e caminhos normais. Próximo a uma autobahn, a autoestrada alemã de alta velocidade, uma canaleta permitirá a movimentação do revolucionário veículo. A cada 20 km o Superbus pode optar pela autobahn em acessos dinâmicos.


O desempenho e o potencial do Superbus foram estudados pelo Ministério dos Transportes da Holanda, comparados com um trem de alta velocidade ou com um trem de levitação magnética. E se mostraram superiores em quatro critérios: atração do passageiro, impacto ambiental, custo de infraestrutura e potencial de lucro de uma aplicação comercial. Com verba do MT holandês, o projeto foi conduzido pela Dra. Antonia Terzi, ex-chefe de aerodinâmica da escuderia Williams na F-1. Do computador ao teste com o primeiro protótipo foram três anos de trabalhos. O gerente de projeto, responsável pela infraestrutura, é Joris Melkert, especialista em projetos aeroespaciais e energia solar.


Diversas províncias holandesas já demonstraram interesse em uma operação comercial do Superbus, bem como a empresa Connexxion, que já apresentou propostas para exploração desse novo meio de transporte. Depois de um teste de campo na pista de Lelystad, o Superbus foi apresentado publicamente no IAA.


Ficha técnica: Motorização: quatro motores elétricos acionados por baterias de lítio, com frenagem regenerativa (KERS)
Potência: 400 kW, máxima a 550 kW
Autonomia: 210 km
Velocidade cruzeiro: 250 km/h
Frenagem: menos de 200 m, em frenagem de emergência a 250 km/h
Modo de operação: motorista, em trânsito convencional e piloto automático na canaleta
Dimensões: 15 x 2,55 x 1,65 m
Peso: 9.500 kg, carregado
Suspensão: pneumática, com sistema de amortecedores de freqüência seletiva, com subestrutura de levantamento em alumínio. Variação de altura de 70 mm a 420 mm
Estrutura: fibra de carbono e composite em epoxy

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