Assuntos cotidianos, ônibus e outros meios de transporte coletivo, fotos de amigos, paisagens, estradas e comentários generalizados. Contatem Paullynho Eventos Música ao vivo para casamentos, formaturas,debutantes e eventos gerais. Fone:(11) 7153-2797
terça-feira
Logo mais esse cruzamento não mais será perigoso!!!
Em 2011 e até 1 mês atraz, era assim.
Nesses dias finais do mês de Maio de 2013, já vemos a Rua Giuseppe Saco devidamente duplicada e o nosso pedido de instalação do semafóro sendo atendido.
Vale a pena exercer a cidadania e solicitar. Fomos ao Vereador Josias e ele formalizou o pedido junto à Prefeitura e agora já poderemos atravessar aquele trecho com mais segurança.
Nossos agradecimentos ao Prefeito Lapas e ao Vereador Josias por atenderem nosso pedido.
segunda-feira
quinta-feira
Já está em vigor passagem de R$ 0,50 em Cabo Frio
Essa notícia faço questão de publicar pois, vi no blog http://blogpontodeonibus.wordpress.com/
Ônibus em Cabo Frio. Cartão Dignidade dá direito à passagem de ônibus de R$ 0,50. Prefeitura vai complementar pagamento da tarifa.
Já está em vigor passagem de 50 centavos em Cabo Frio.
Valor é possível pelo Cartão Dignidade. Prefeitura vai pagar subsídio à empresa de ônibus
ADAMO BAZANI –CBN
Moradores de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, já podem pagar R$ 0,50 para a tarifa de ônibus dentro da cidade.
O valor é possível pela aquisição do Cartão Dignidade, voltado apenas para os habitantes do município.
Para ter o Cartão, basta fazer um cadastro com documentos pessoais e apresentação de um comprovante de residência. Menores de seis anos de idade, precisam levar certidão de nascimento e originais dos documentos dos pais ou termo de guarda de Juiz ou declaração do Conselho Tutelar se for algum parente responsabilizado legalmente pela criança.
O cartão dá direito à quantas viagens por dia forem necessárias.
Para manter o valor, a Prefeitura vai completar R$ 2,30 para a empresa operadora de transporte. Neste ano, os subsídios devem ser em torno de R$ 9 milhões.
Para a prefeitura, o valor é vantajoso já que faz com que todos na cidade auxiliem o transporte coletivo, que beneficia ao município como um todo e não só passageiros, e amplia o acesso à mobilidade para pessoas de menor renda.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.
Valor é possível pelo Cartão Dignidade. Prefeitura vai pagar subsídio à empresa de ônibus
ADAMO BAZANI –CBN
Moradores de Cabo Frio, no Rio de Janeiro, já podem pagar R$ 0,50 para a tarifa de ônibus dentro da cidade.
O valor é possível pela aquisição do Cartão Dignidade, voltado apenas para os habitantes do município.
Para ter o Cartão, basta fazer um cadastro com documentos pessoais e apresentação de um comprovante de residência. Menores de seis anos de idade, precisam levar certidão de nascimento e originais dos documentos dos pais ou termo de guarda de Juiz ou declaração do Conselho Tutelar se for algum parente responsabilizado legalmente pela criança.
O cartão dá direito à quantas viagens por dia forem necessárias.
Para manter o valor, a Prefeitura vai completar R$ 2,30 para a empresa operadora de transporte. Neste ano, os subsídios devem ser em torno de R$ 9 milhões.
Para a prefeitura, o valor é vantajoso já que faz com que todos na cidade auxiliem o transporte coletivo, que beneficia ao município como um todo e não só passageiros, e amplia o acesso à mobilidade para pessoas de menor renda.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.
sexta-feira
Alemanha leva às ruas ônibus elétricos que dispensam tomadas
http://economia.ig.com.br/empresas/industria/2013-02-27
Pouco a pouco, sustentabilidade e energia limpa deixam de ser verbete de manuais e ganham as ruas, não só pelo avanço tecnológico que reduz preços de equipamentos, mas por ganharem escala ao serem adotados no dia a dia das pessoas, até quando elas menos desconfiam.
Este é caso da experiência da cidade alemã de Mannheim (a 482 km de Berlim), de 310 mil habitantes, que começa a tirar do papel um projeto de ônibus elétricos que carregam a bateria de forma autônoma com ajuda da própria rua, enquanto passageiros sobem e descem.
Ônibus elétrico vai percorrer uma linha de 200 km na cidade de Mannheim.
Saem os postes, a fiação e todo o aparato que polui o ambiente urbano e entra em cena a tecnologia de indução, que usa placas tanto na pista como sob o chassi do veículo para transmitir energia com ajuda de campos magnéticos em pontos estratégicos (como subidas de ruas) e em paradas ao longo da linha do ônibus.
Funciona como um ônibus comum, que carrega e descarrega passageiros e também eletricidade”, explica Luiz Ramos, diretor de Relações Institucionais da Bombardier, empresa desenvolvedora do projeto. “Em 15 segundos parado sobre uma placa, já acontece uma recarga significativa”.
Placas nos pontos fornecem energia ao ônibus
O executivo da empresa canadense diz que a evolução no armazenamento de energia tem papel-chave para o projeto. “Antes, as baterias eram pesadas, demoravam para serem recarregadas, além do que o ônibus tinha que ficar parado por quatro ou cinco horas ligado na tomada”, diz. A tecnologia, chamada de PRIMOVE, promete produzir energia suficiente para um itinerário completo sem sacrificar o tempo de vida das baterias.
O projeto contou com parcerias de desenvolvimento e pesquisa de universidades germânicas e belgas, além € 3,3 milhões provenientes do governo Angela Merkel. Segundo a Bombardier, o projeto deve estar em pleno funcionamento e chegar a toda a frota da cidade no segundo semestre de 2014.
Por Vinicius Oliveira
Informações: Portal IG.com.br
quinta-feira
Se o passageiro souber reclamar, transporte melhora
"Decisão judicial atende pedido do Ministério Público que recebeu reclamações de passageiros
ADAMO BAZANI – CBNAtualmente, os passageiros de ônibus dispõem de uma série de instrumentos para exigirem qualidade nos serviços e transparência nas relações entre o poder público e as viações.
O problema é que poucos sabem ou fazem uso destas possibilidades e se limitam a ficar reclamando com motoristas, cobradores ou nas filas dos terminais.
Além de as empresas sérias possuírem SACs – Serviços de Atendimento ao Cliente, os passageiros podem recorrer a órgãos como o Ministério Público e Defensorias.
Foram vários os casos de intervenções em prol do passageiro noticiados aqui no Blog Ponto de Ônibus/Canal do Ônibus. Mas o usuário teve de fazer sua parte dentro da democracia, ordem e legalidade".
(Aqui mesmo, na Região Oeste temos um caso de troca da empresa Expresso Regional que prestava péssimos serviços nas linhas entre Osasco, São Roque e Sorocaba e foi trocada pelo Governo do Estado pela Viação Piracicabana. )
Em 2011, o Ministério Público de São Paulo conseguiu o bloqueio dos bens dos responsáveis da empresa de transporte coletivo Novo Horizonte, Happy Play Tour e Himalaia Transporte, integrantes do Consórcio Leste 4, após denúncias de passageiros sobre a má qualidade dos serviços. Investigando problemas operacionais, o promotor Saad Mazloum encontrou outras irregularidades, como confusão jurídica entre empresas, com nomes diferentes, mas todas ligadas, inclusive envolvendo cooperativas, suspeitas de desvios de recursos, lavagem de dinheiro e enriquecimento ilícito.
A situação dos serviços do Consórcio Leste 4 ainda necessita de muitas melhorias, mas inegavelmente houve ganhos para os passageiros.
Em 2012, insatisfeito com a situação dos transportes, um cidadão conseguiu, pelo Ministério Público, fazer com que a Justiça obrigasse o município de Vitória, no Espírito Santo, a abrir um processo licitatório, já que os serviços de ônibus foram contratados sem licitação, o que é ilegal.
Também no ano passado, depois de reclamações da população, o Ministério Público do Maranhão abriu procedimento de investigação e obrigou atitudes da prefeitura de Imperatriz sobre um dos lotes dos serviços, operado pela empresa Viação Branca do Leste, pertencente a Mário Eliso Jacinto, empresário que teve negócios no ABC Paulista em parceria com Baltazar José de Sousa.
Agora foi a vez do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro conseguir, depois de pedidos da população, que a Justiça obrigue uma empresa de ônibus a cumprir horários.
A Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa do Consumir e do Contribuinte teve decisão judicial favorável à solicitação que estipula multa de R$ 10 mil por dia caso a empresa Transturismo Rio Minho continue a descumprir os horários.
A promotoria pediu fiscalização do Detro – Departamento de Transportes Rodoviários do Rio de Janeiro sobre a linha 142 C, que liga Niterói a Duque de Caxias, principalmente na parte da manhã. Os fiscais verificaram que os intervalos entre um ônibus e outro chegavam a 1h40m, sendo que o máximo deveria ser de uma hora.
De acordo com o promotor Augusto Lopes, o não cumprimento dos horários fere o direito do consumidor e provoca superlotação nos ônibus, o que expõe os passageiros a riscos.
Ainda segundo o promotor, atrasos por conta do transito ou de problemas eventuais, como acidentes nas vias e enchentes, chegam a ser quase impossíveis de ser evitados já que fogem ao controle das empresas, mas ocorrências por causa de quebras constantes de ônibus ou retirada de veículos das linhas sem justificativa são intoleráveis.
Adamo Bazani, jornalista da Rádio CBN, especializado em transportes.
Assinar:
Postagens (Atom)




